Ortopedia e Traumatologia - O Método R.I.C.E

Na lesão muscular estudos experimentais mostraram que os métodos biológicos básicos no processo de cura são idênticos, independentemente da causa primária da lesão (contusão, tensão ou laceração). O primeiro tratamento das lesões musculares deve seguir o princípio de repouso, gelo, compressão e elevação, chamado de Rice, o princípio comum ao tratamento de qualquer trauma de tecidos moles.

O objetivo do uso do Rice é interromper o sangramento intramuscular e assim limitar a progressão da lesão muscular ao mínimo.

A justificativa geral para o uso do princípio é muito prática, pois os quatro meios visam minimizar o sangramento no local da lesão. Ao colocar a extremidade lesada em repouso imediatamente após o trauma, pode-se evitar a retração adicional dos cotos musculares rompidos (a formação de uma grande lacuna no músculo), bem como reduzir o tamanho do hematoma e, posteriormente, o tamanho da cicatriz do tecido conectivo. Quanto ao uso de gelo, verificou-se que está associado a um hematoma significativamente menor entre os cotos de fibras musculares quebradas, menos inflamação e regeneração precoce acelerada.

Embora diminua o fluxo sanguíneo intramuscular para a área lesada é discutível se a compressão aplicada imediatamente após a lesão realmente acelera a cura. No entanto, de acordo com a crença prevalecente, recomenda-se que a combinação de gelo (crioterapia) e compressão é aplicada em turnos de 15 a 20 minutos de duração, repetidos em intervalos de 30 a 60 minutos, uma vez que este tipo de protocolo resultou em uma diminuição de 3° a 7 ° C na temperatura intramuscular e uma redução de 50% no fluxo sanguíneo intramuscular.

Finalmente, quanto ao último componente do princípio de Rice, elevação, o raciocínio para seu uso baseia-se na fisiologia e traumatologia; a elevação de uma extremidade lesada acima do nível do coração resulta em uma diminuição da pressão hidrostática e, posteriormente, reduz a acumulação de fluido intersticial.

A avaliação clínica deve ser realizada imediatamente após o trauma e 5 a 7 dias a partir daí, os exames de imagem (ressonância nuclear magnética  ou ultrassom) podem fornecer informações úteis sobre a gravidade da lesão.

 

Dr. Elias Marcelo Batista da Silva

CRM 16898/PR

IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:

Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290

(41) 3044-2940

 

BuscaIntegrada
Sobre a loja

A Paulistinha Saúde é uma central logística de produtos hospitalares, médicos e ortopédicos. Todo trabalho é feito para facilitar o acesso a esses produtos de forma transparente e rápida. Nossa logística realiza pesquisas, cotações, pedidos e entregas, garantindo as melhores compras, através de marcas reconhecidas e menores preços.

Pague com
  • proxy-mercadopago-v1
Selos
  • Site Seguro

JULIANA OLIVEIRA MOTA - CNPJ: 38.401.029/0001-58 © Todos os direitos reservados. 2025